papa-francisco
O Papa desembarca no país no dia 22 de julho

Essa será a primeira viagem internacional do novo Papa da igreja católica. Em julho, Francisco vem ao Brasil por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, que acontece no Rio de Janeiro de 23 a 28 de julho, mas incluiu outras atividades para o período que estará no país. A agenda do Papa foi anunciada hoje, 7 de maio, pelo comitê organizador da JMJ. Confira:

22 de julho – chegada ao Brasil com acolhida a partir das 16 horas no aeroporto internacional do Galeão; cerimônia de boas-vindas no jardim do Palácio Guanabara, com a presença da presidente Dilma Rousseff, governador do estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e do prefeito da cidade, Eduardo Paes.

24 de julho – visita o santuário de Aparecida, no estado de São Paulo, onde celebrará uma missa; participa da inauguração do Pólo de Atenção Integrada da Saúde Mental (PAI) no Hospital São Francisco da Tijuca, na capital carioca.

25 de julho – recebe, simbolicamente, as chaves do Rio de Janeiro do prefeito Eduardo Paes; encontra com representantes do mundo esportivo; visita a comunidade de Varginha, dentro do Complexo de Manguinhos; às 18 horas, participa da acolhida dos jovens na orla de Copacabana.

26 de julho – irá receber a confissão de quatro jovens na Quinta da Boa Vista, antiga casa de repouso do imperador Dom Pedro; encontra-se com jovens detentos no no Palácio Arquiepiscopal São Joaquim, de onde fará, ao meio dia, rá a Oração Angelus Domini do balcão central do Palácio; fará uma saudação ao comitê organizador local da JMJ e aos patrocinadores e almoça com jovens de todos os continentes; às 18 horas participa da via crucis na orla da Praia de Copacabana.

27 de julho – preside missa com bispos, sacerdotes, religiosos e seminaristas, na Catedral São Sebastião; encontro com representantes da sociedade da cidade e do Brasil no Teatro Municipal; almoço com cardeais brasileiros e, á noite, estará em Guaratiba, no Campus Fidei para a vigília de oração com os jovens.

28 de julho – às 10 horas, realiza missa no Campus Fidei e anuncia o próximo país que sediará a Jornada Mundial da Juventude; almoça com o Séquito Papal e se encontra com o Comitê de Coordenação do Conselho Episcopal Latino Americano (CELAM) e, logo depois, com os 60 mil voluntários envolvidos nos trabalhos da Jornada no Pavilhão 5 do Rio Centro. Retorna a Roma às 19 horas, no aeroporto será feita uma cerimônia de despedida.

Não há agenda oficial para o dia 23 de julho, chamado de “dia privado”.

A Residência do Sumaré será o local que receberá o Sumo Pontífice durante sua estada no Brasil, lá ele irá presidir missas diárias privativas.

Deixe um comentário