Elomar vai inaugurar sede do Neojiba

Elomar vai inaugurar sede do Neojiba

O menestrel Elomar Figueira Mello vai levar o sertão para a nova sede do programa Neojiba – Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia. No próximo dia 9 de julho, será inaugurada, no bairro da Liberdade em Salvador, a sala acústica especial da primeira sede própria do programa.

“É um evento curto, mas muito importante, muito simbólico. A sala não precisa de microfone, tem uma acústica japonesa, algo que não existe no Brasil. A gente quis fazer o batizado musical da sala”, explicou o maestro Ricardo Castro, diretor do Neojiba, ao fazer o convite a Elomar.

Além do menestrel, se apresentará também o cantor e compositor Mateus Aleluia, representando o Recôncavo Baiano.

O local da nova sede, de importância histórica, urbanística, arquitetônica e ambiental para a capital baiana, é o Parque do Queimado*, onde funcionou a primeira estação de tratamento de água do Brasil. Os casarões se transformaram em salas de ensaio e em uma sala de espetáculos para 140 espectadores, com toda estrutura necessária para receber público, músicos e equipe – com conforto e sem interferência do ambiente externo.

O local é tombado pelo Iphan desde 1984

Tratamento acústico – Formada por uma sala de espetáculos para música de câmara, um prédio com saguão de entrada, bilheteria, loja, bastidores, depósito para instrumentos e banheiros, além de outra edificação com cinco salas de ensaio, munidas de isolamento térmico e acústico, a nova sede do programa Neojiba recebeu tratamento da Nagata Acoustics, escritório japonês responsável por algumas das melhores salas de concerto do mundo, a exemplo da nova Philarmonnie, de Paris, e do Disney Hall, em Los Angeles. Esse é o primeiro projeto da Nagata na América Latina. Os recursos da obra de requalificação do local são do Governo do Estado da Bahia e do BNDES.

* Tombado em 1984 como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Iphan.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *