Abertura acontece no estádio Mané Garricha
Abertura acontece no estádio Mané Garricha

A Copa das Confederações da Fifa reúne oito seleções, sete campeãs mais o país sede.

Campeã da Copa do Mundo: Espanha (2010);
Campeã da Copa América: Uruguai (2011);
Campeã do Campeonato Africano das Nações: Nigéria (2013);
Campeã da Copa da Ásia: Japão (2011);
Campeã da Eurocopa: Espanha (2012);
Campeã da Copa Ouro da Concacaf: México (2011);
Campeã da Copa das Nações da OFC: Taiti (2012).

O Brasil participa por ser o país sede do evento e a Itália entrou por ter sido a vice-campeã da Eurocopa 2012. Confira a tabela abaixo.

FOTO3-314865-2013-06-10-10-29

 

HISTÓRIA – No princípio era apenas um torneio realizado a cada dois anos (exceto a de 1995 que teve 3 anos de diferença com relação a anterior) na Arábia Saudita. Chamado de Copa Rei Fahd, o primeiro torneio foi realizado em 1992 e contou com a participação de 4 países (Argentina, Estados Unidos, Arábia Saudita e Costa do Marfim). A Copa Rei Fahd de 1995, que também foi realizada na Arábia Saudita, contou com a participação de 6 seleções (Arábia Saudita, Argentina, México, Dinamarca, Japão e Nigéria).

Em 1997, também realizado na Arábia Saudita, o torneio passou a ser chamado de Copa FIFA das Confederações. Nas edições de 1999 a 2005, a FIFA mudou o país sede a cada competição, porém, continuou sendo realizado a cada dois anos. O número de participantes também foi elevado de seis para oito (a mesma quantidade de seleções até hoje). A partir de 2005, A FIFA resolveu mudar a periodicidade da competição para 4 anos (sempre um anos antes da Copa do Mundo de Futebol). Passou a ter como sede o país anfitrião da Copa do Mundo de Futebol. Desta forma, seria uma espécie de teste da capacidade de realizar a grande competição de futebol mundial. Assim, a FIFA pode avaliar os estádios, a infraestrutura e todos os principais elementos envolvidos na organização de um torneio futebolístico internacional de grande porte. Se problemas são detectados na Copa das Confederações, há um ano para o país sede resolvê-los.

NÚMEROS – O Brasil é o país que detém maior número de títulos da Copa das Confederações, com três conquistas (1997, 2005 e 2009), e também o que mais disputou a Copa. Nesta edição de 2013, será a sétima participação seguida.

FAVORITOS – Brasil, Itália, Uruguai e México figuram entre os favoritos. Este último, por ser o atual campeão olímpico.

A TAÇA – O troféu da Copa das Confederações é o mais pesado dos produzidos pela Fifa. Com 8,6 kg, a taça pesa mais que a da Copa do Mundo, que tem 6,1 kg. A do Mundial de Clubes, por exemplo, pesa 5,2 kg. Porém, o prêmio pela conquista do torneio preparatório para a Copa-2014 é feito de bronze e banhado a ouro e mede 40 cm de altura, com a base de 16 cm de diâmetro, sendo o ponto mais largo do troféu.

BOLA – A Cafusa foi desenvolvida e fabricada pela Adidas, empresa alemã de material esportivo. É uma referência ao termo “cafuso” que se refere às pessoas que nasceram da miscigenação entre negros e índios.

PRÓXIMAS – As próximas Copas das Confederações ocorrerão na Rússia em 2017 e no Qatar em 2021.

Deixe um comentário