Conquistense participa de evento com Dilma, na Finlândia

hellen

Durante sua passagem pela Finlândia, na última terça (20/10), a presidente Dilma Rousseff esteve no campus da Universidade Aalto, em Helsinque. Dilma se encontrou com gestores públicos da educação, especialistas, professores e com alunos brasileiros participantes do Programa Ciência sem Fronteiras, entre eles a conquistense Hellen Silva.

Graduada em Química pela Ufba e cursando doutorado na Universidade de Turku, graças ao programa do Governo Federal, a jovem foi a escolhida para discursar durante o encontro com a presidente. “Pela primeira vez na história do meu país as pessoas humildes têm acesso à educação de qualidade”, afirmou a bolsista. “Eu me lembro de como foram dolorosos os anos de 1995-2003, quando a maioria das universidades e escolas técnicas federais deitava em precariedade, além do risco de privatização discutido nos bastidores do governo do PSDB. Naquele época, era desesperador pensar que eu correria o risco de não ter acesso se quer à graduação. Nessa mesma época (e em todos os anos anteriores da história do Brasil), doutorado no exterior era algo reservado à elite rica da sociedade brasileira”, compartilhou em sua página no Facebook.

Em seu perfil no Twitter, a presidente escreveu que “Brasil e Finlândia já desenvolvem importantes projetos na área educacional. Queremos ampliar ainda mais esse esforço”. Segundo Dilma, a educação é a chave para preservar e aumentar as nossas conquistas sociais.

Hellen estudou no antigo Cefet de Vitória da Conquista, atual unidade do Ifba, fez Análise Química no Cefet de Salvador e mestrado na PUC-Rio.

452f7499-a811-486a-8ff3-0a9efeccc515

Fotos: Roberto Stuckert Filho/PR

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *