Como os gatos veem o mundo

Usando os recursos da moderna fotografia, o artista norte-americano Nickolay Lamm tentou se meter na pele do felino mais amado, e descobrir como eles veem, o mundo e a nós.

Lamm publicou em seu blog mydeals.com uma série de imagens duplas que reproduzimos na galeria abaixo. Na parte superior a imagem como é vista por olhos humanos, na parte inferior como ela é percebida pelo gato. Seu estudo fotográfico está baseado em dados científicos produzidos pela clínica veterinária da Universidade da Pensilvânia e contou com a consultoria de vários outros especialistas da visão animal.

Eis como os gatos veem o mundo:

get_img (1)

Visão na noite escura

get_img (2)

Visão na escuridão

get_img (3)

Panorama urbano

get_img (4)

Paisagem campestre

get_img (5)

Cidade portuária

get_img (6)

Saguão de entrada de um prédio

get_img

Times Square

 

Algumas curiosidades sobre a visão dos gatos:

Campo visual e visão periférica: os gatos possuem um campo visual de 200 graus (o suficiente para verem bem sua presa); os seres humanos têm um campo de 180 graus.

Visão à distância: os gatos têm mais dificuldade do que nós para focar os objetos distantes. Aqueles que vemos de modo nítido a 30-60 metros de distância, para os gatos devem estar a 6 metros para que sejam vistos sem problemas.

Visão noturna: à noite os gatos veem de 6 a 8 vezes melhor que nós, por causa do tapete lúcido e também por possuírem um número maior de bastonetes, os fotorreceptores na retina responsáveis pela visão em situação de obscuridade. Suas pupilas, de forma elíptica, também podem dilatar-se muito na escuridão (como o diafragma de uma câmera fotográfica) e fecharem quase completamente quando a luz é muito forte.

Visão das cores: os gatos não são daltônicos, como se acreditava no passado. Distinguem o azul, verde, amarelo e violeta, mas não o vermelho, laranja e marrom (esta é a razão pela qual as partes relativas à sua visão aparecem um tanto “lavadas”, estilo Instagram).

Por Equipe Oásis – via Brasil 247

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *