O cineasta Dado Galvão é responsável pelo documentário “Cuba>Honduras”

Depois que seus três anteriores covites foram frustrados pelo governo cubano, o cineasta da cidade de Jequié, interior da Bahia, Dado Galvão, articula a presença da blogueira no Brasil para prestigiar uma seção de exibição do seu documentário, “Conexão Cuba>Honduras”.

O documentarista, aproveitando a nova lei cubana, entrou em contato com Yoani Sánchez, que manifestou “ter a maleta preparada” para viajar ao Brasil, onde os adiamentos ocasionaram um movimento de solidariedade e um vídeo de Yoani à presidenta brasileira Dilma Rousseff, para interceder ante as autoridades da ilha a autorizarem a viagem.

Anunciada no último dia 16, a nova lei sobre viagens internacionais elimina muitas restrições que eram impostas ao cubanos. A partir de janeiro de 2013, não será preciso ter a permissão do governo para viajar para fora da ilha. Também será eliminada a exigência da carta-convite a partir de 14 de janeiro de 2013. A nova regra permite ainda a ampliação de 11 meses para até dois anos do período de permanência no Exterior de cubanos que viajam a negócios particulares. Excedido o prazo, o cubano deve procurar o Consulado de Cuba no país onde está para obter a ampliação do período de permanência.

Confira entrevista publicada no Cuba Libre Digital com Dado Galvão, sobre os detalhes deste novo convite.

Cuba Libre Digital: Você viajou a Cuba para o documentário onde entrevistou a Yoani Sánchez; me diga quais foram as circunstâncias do encontro com ela na ilha?
Dado Galvão: Viajei para Cuba e Honduras com poucos recursos, tive ajuda de comerciantes locais (93 FM, FIEF, Jornal de Jequié), em Cuba entrevistei Yoani e seu esposo, mulheres do movimento Damas de Branco e ativista de direitos humanos. Fui descoberto pelo Centro de Imprensa Internacional (que já estava me monitorando) fui ameaçado de expulsão e prisão, o que não se caracterizou porque eu tinha visto para trabalhos jornalísticos, além de credencial de delegado do festival de cinema que acontecia na época (dezembro de 2009). Depois das ameaças fiquei limitado para trabalhar, porque sabia que estava sendo monitorado e poderia perder o equipamento de filmagem.

CLD: Como você soube da disponibilidade da Yoani vir ao Brasil agora?
DG: Yoani manifestou via SMS, assim que o jornal oficial do governo cubano publicou informações sobre a nova lei de imigração. “El gobierno cubano anuncia El findel llamado permisso de salida a partir Del 13 d enero de 2013. Ya tengo La maleta preparada para hacer ese viaje que me han negado tantas veces!!! Abrazos” (Yoani Sanchez, por SMS)

CLD: Você acha que realmente a ditadura cubana vai deixar a Yoani viajar agora, sabendo que não deu a permissão de saída em 20 oportunidades que ela foi convidada?
DG: Sinceramente acredito que sim. Se isto não acontecer os cubanos não terão de fato uma nova lei de imigração (estaríamos diante de uma “pegadinha internacional”, uma mentira sem graça). Acredito que o governo cubano segue com mudanças (em passos lentos) em respeito à liberdade de expressão.

CLD: Você acha que as atuais autoridades brasileiras, amigas dos irmãos Castro, teriam algum problema com esta viagem de Yoani ao Brasil?
DG: Penso que não. Acredito que a viagem de Yoani ao Brasil servirá para fazermos um bom debate sobre liberdade de expressão, direitos humanos, ditaduras, internet, relação Brasil-Cuba (por exemplo: a deportação misteriosa dos boxeadores cubanos).

CLD: Fique a vontade para expressar qualquer ideia a respeito da viagem de Yoani ao Brasil.
DG: A viagem de Yoani ao Brasil será uma vitória da perseverança da solidariedade daqueles que acreditam e lutam por LIBERDADE, estando no Brasil, em Cuba ou em qualquer país governado ou ameaçado pelo autoritarismo. Em nosso blog (www.dadogalvao.org) temos os relatos dessa história de perseverança, lá também você saberá como contribuir para que possamos comprar as passagens para que Yoani, possa viajar ao Brasil.

Postagens anteriores sobre o documentário e os convites realizados por Dado à Yoani:

Blogueira cubana quer vir a Jequié
Cuba nega visto para blogueira vir ao Brasil
Sem Yoaní e Esdras, Dado Galvão adia lançamento de documentário

Deixe um comentário