Foto: Divulgação/Kika Antunes

Há 30 anos, na Fazenda Casa dos Carneiros, Elomar Figueira Mello gravou em LP a ópera Auto da Catingueira. Hoje, ao lado da casa existe o Teatro Domus Operae, onde, no próximo dia 27, cantadores que reverenciam a obra do menestrel do sertão irão encenar a ópera.

Miltinho Edilberto, Pereira da Viola, Saulo Laranjeira, Alysson Menezes e a cantora lírica Luciana Monteiro apresentarão a história de Dassanta ao lado dos músicos João Omar, maestro responsável pela direção musical, Marcelo Bernardes e Ocello Mendonça. O espetáculo conta ainda com a participação do próprio Elomar, que também assina a direção geral, o partido cênico e o figurino.

O Auto da Catingueira figura entre as principais obras do compositor. Escrito em cinco atos, narra a saga de Dassanta, uma pastora de cabras que “era bunita qui inté fazia horrô”, sendo disputada por um tropeiro e um cantador, que duelam com suas violas através da cantoria. “Esse trabalho, em parte, nasceu da consciência de que há, no mundo, um tempo de viver e um de ver, um tempo de semear e um de colher, um tempo de fazer e outro de testemunhar. Esse agora é um tempo de testemunhar”, escreveu o historiador Ernani Maurilio da Rocha Figueiredo, autor dos textos que acompanham o LP Auto da Catingueira.

A ópera estreou em 2011, em Belo Horizonte, com a participação da Cia. de Bonecos Giramundo, que deu vida aos personagens do menestrel. A apresentação deste sábado, 27, será  a primeira vez na Bahia. Nessa nova montagem, é a cenografia que dialoga com os cantadores. Idealizada por Elomar, dois renomados artistas plásticos assinam o projeto.

Fotos: Divulgação
Elomar se reuniu com os artistas Chico Liberato e Juraci Dórea, em Salvador, para discutir a cenografia

Juraci Dórea e Chico Liberato fizeram um estudo da obra para criar exclusivamente para o espetáculo. Inspirados pela literatura de cordel e suas xilogravuras, cada artista preservou seu estilo e juntos compuseram telas que serão projetadas durante a apresentação, contando com  tecnologia de cinema e efeitos visuais que prometem surpreender o público.

disco e dvd

DISCO E DVD – O disco “Ópera da Catingueira” foi gravado em 1983 na sala da Casa dos Carneiros e representa uma das obras mais importantes da carreira de Elomar. Se tornou popular pelas rádios, na voz e instrumentos de intérpretes como Mônica Salmaso, Elba Ramalho, Xangai, Quinteto da Paraíba, Paulo Moura, entre outros. A apresentação em BH em 2011 se transformou em DVD. Tanto o disco quanto o DVD poderão ser adquiridos no dia da apresentação na Casa dos Carneiros.

SERVIÇO
AUTO DA CATINGUEIRA
Dia 27 de julho de 2013, às 21 horas
Local: Teatro Domus Operae, Fundação Casa dos Carneiros
Povoado da Gameleira, Distrito do Iguá (a 20 km de Vitória da Conquista); acesso via rodovia BA-269 (saída para Anagé).
Ingressos: R$ 70*
Vendas: Loja Littium (Av. Olívia Flores – ao lado do Supermercado Rondelli) e nas Livrarias Nobel (Shopping Conquista Sul e Av. Otávio Santos)
*Meia-entrada para estudantes e pessoas acima de 60 anos

Mais informações
http://casadoscarneiros.org.br/autodacatingueira
Telefone: 77 3421-4881
E-mail: atendimentorossane@gmail.com

PROMOÇÃO – O site Conversa de Balcão irá sortear um ingresso para quem “curtiu” a sua fanpage no Facebook. Acesse e participe: https://www.sorteiefb.com.br/tab/promocao/229855.

 

Deixe um comentário