É raro acontecer em homens, enquanto 100 mulheres apresentam o câncer de mama, apenas 1 homem é atingido pela doença e, na maioria desses casos, é detectado já em estágio avançado – principalmente, por dois motivos: falta de informação e preconceito.

Assim como faz a mulher, o homem precisa ficar atento à região do seu peitoral. Um carocinho indolor na auréola (região entorno do mamilo) pode ser o início de um tumor onde o tecido mamário se concentra, podendo causar coceira e irritação. Então é importante que o homem faça regularmente o autoexame, assim como fazem as mulheres.

Segundo especialistas, é muito mais fácil o homem perceber uma alteração na região dos mamilos que a mulher. Além de eventuais carocinhos, os homens devem ficar atentos também a vermelhidões ou mesmo dores na região da mama.

A incidência do câncer de mama é mais comum em homens acima dos 35 anos de idade e pode aumentar conforme a idade avança. Apesar de ter pontos em comum com a doença que atinge as mulheres, como histórico familiar correspondente, no homem a doença está mais ligada a fatores hormonais e pode ser desenvolvida a partir de uma dieta rica em gorduras ou mesmo o excesso de álcool ingerido, além do uso de anabolizantes ou mesmo de hormônios.

O tratamento do câncer de mama em homens é semelhante ao das mulheres. Depois do autoexame e da mamografia, faz-se a cirurgia para retirada da mama de acordo com o estágio em que se  encontra a doença e, quando necessário, complementa-se com quimioterapia ou radioterapia.

Então, homens, fica a dica!

Deixe um comentário