Assim que começa o ano, começa também a contagem regressiva para o carnaval. Quando parte da população de Vitória da Conquista aproveita o feriado para sair da cidade e descansar nas praias de Ilhéus ou por cidades da Chapada Diamantina, quando não seguem para pular atrás dos trios pelas ruas de Salvador.
Mas, de uns anos pra cá, tem mais uma opção: o carnaval de rua de Conquista, que voltou em 2012 como opção para quem sempre ficava na cidade e tinha saudades do tempo em que os becos e as ruas do centro eram ocupados por foliões e marchinhas animadas, reunindo famílias inteiras e pessoas de todas as idades.
Agora em 2014, o carnaval de rua volta a acontecer novamente, com a participação de mais um bloco, o NaFarofa, além do Curtaki, do cortejo afro Omolu Assé e da lavagem do beco.
“As pessoas costumavam dizer: ‘em Conquista, durante o carnaval todo mundo viaja’. É um engano esta afirmação. Temos quase 400 mil habitantes, muita gente fica na cidade. Em 2013, o carnaval reuniu 25 mil pessoas nas ruas”, afirma o responsável pelo bloco NaFarofa, Gilmar Gama. “A proposta é seguir o conceito do Carnaval Conquista Cultural, com o objetivo de resgatar o carnaval de participação popular, valorizar a arte e os artistas regionais e oferecer um opção de festa ao povo de Conquista durante o carnaval”, diz ele sobre o novo bloco, que nasceu com o propósito de ampliar a festa.
O carnaval acontece de 1º a 4 de março, com fantasia livre e sem cordas de isolamento, com programação totalmente gratuita.