Depois de mais de trinta anos de sua fundação, a IV Real Academia volta a se reunir pela terceira vez como conteúdo da agenda da Casa dos Carneiros, dentro da programação da 3ª Bienal da Bahia. Estarão presentes os membros fundadores, os Cavaleiros Elomar Figueira Mello, Juraci Dórea, Antônio Brasileiros e João Omar de Carvalho Mello, além de outros especialmente convidados para assistir à cerimônia.
Desta vez, o motivo do encontro é a incursão da professora, pesquisadora e doutora, Jerusa Pires Ferreira, também baiana, que estará recebendo o título de honra “Donzela Guerreira da IV Real Academia”, sendo a única mulher a fazer parte da ordem.
A solenidade acontece no dia 26 de agosto. Na mesma noite, será apresentada, pela primeira vez em estreia mundial, uma das “Pétalas do Teatro Aluminoso” – caderno de monólogos para o teatro – de autoria de Elomar Figueira Mello, o épico “Éclogas do Deserdo”.
Confira a programação:
17h – Visita ao Pau Ferro, árvore milenar, espécie típica do sertão brasileiro, de gigantesca sombra, onde aconteceu a primeira reunião da fundação da IV Real Academia.
18h – Teatro Escola Lírica Mineira – Cerimônia de incursão e coroamento da professora Jerusa Pires.
19h – Apresentação do monólogo “Éclogas do Deserdo”, de Elomar Figueira Mello com direção de Victória Vieira.
Local: Fundação Casa dos Carneiros – Distrito do Iguá, a 20 km de Vitória da Conquista.
Informações e confirmação de presença: 77 3421 4881 / 9117 3287 / atendimentorossane@gmail.com