image_large (2)

A presidenta Dilma Rousseff sancionou, nesta quarta (5), as leis que criam as universidades federais do Oeste da Bahia (Ufob) e do Sul da Bahia (Ufesba).

A sede da Universidade Federal do Oeste da Bahia será em Barreiras, com unidades em Barra, Bom Jesus da Lapa, Santa Maria da Vitória e Luiz Eduardo Magalhães. Funcionará com 35 cursos de graduação, para os quais serão ofertadas 7.930 vagas. Serão contratados 357 professores e 408 servidores administrativos.

Já a Universidade Federal do Sul do Bahia será em Itabuna, com unidades também em Porto Seguro e Teixeira de Freitas, beneficiando a população da microrregião de Ilhéus e entorno. Contará com 36 cursos de graduação, para os quais serão contratados 617 professores, além de 859 técnicos administrativos.

Além das duas novas universidades baianas, foram criadas ainda as do Cariri, no Ceará, e do Sul Sudeste do Pará. A criação das universidades faz parte do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais Brasileiras (Reuni), pelo qual o governo federal tem adotado uma série de medidas que objetivam retomar o crescimento do ensino superior público, tendo como meta inicial a interiorização deste nível de ensino.

Entre 2003 e 2010, o programa foi responsável pela criação de 14 novas universidades federais e 126 novos campi ou unidades acadêmicas, chegando agora a 63 universidades e 321 campi em todo o país. A expansão aumentou também o número de municípios brasileiros atendidos por universidades federais, de 114 em 2003, para 272, em 2010, beneficiando a partir do início do funcionamento destas quatro universidades, mais 16 municípios brasileiros.

Fonte: Portal do Planalto

Deixe um comentário