A blogueira irá prestigiar a exibição do documentário “Conexão Cuba Honduras”; o senador Suplicy também confirmou presença
Em 2007, a cubana Yoani Sánchez criou o blog Generacion Y. Desde então, passou a ser proibida de sair de Cuba pelo governo do país. No ano passado, foi anunciada a reforma da lei migratória, que permitiria a cubanos viajar sem ter que pedir a autorização de saída a partir de janeiro de 2013. A vontade de viajar renasceu em Yoani, que teve mais de 20 pedidos negados ao longo dos últimos cinco anos, e o seu primeiro destino será Feira de Santana, na Bahia.
- Depois de três tentativas frustradas para vir ao Brasil assistir ao filme “Conexão Cuba Honduras”, Yoani desembarcará na cidade para prestigiar a exibição do documentário do jequieense Dado Galvão. O filme trata sobre a violação dos direitos humanos e da liberdade de expressão, a partir de casos como da blogueira, do jornalista hondurenho Ésdras López e do movimento Damas de Branco, também do país de Fidel. “Conexão Cuba Honduras” já foi exibido em Jequié com a presença de Ésdras, em abril de 2012.
Em Feira de Santana, a exibição acontece no próximo dia 18 de fevereiro, às 19 horas no Museu Parque do Saber, com a presença do senador Eduardo Suplicy (PT), que também é personagem do filme, por ser membro da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional. Além da exibição do filme, a cubana ainda participa de um debate sobre a realidade do seu país na manhã do dia 19.
Yoani colocou o Brasil como o primeiro país a visitar por conta da mobilização promovida por Dado, que conseguiu a doação das passagens aéreas por meio de baianos de Feira de Santana, cidade que ela visita logo depois de Conquista. Da Bahia, ela segue para São Paulo e Rio de Janeiro, onde tem outros compromissos. Do Brasil, a cubana pretende visitar alguns países da América Latina, da Europa, os Estados Unidos e o Canadá.
- Outras informações sobre a programação podem ser acessadas no blog dadogalvao.org.
GENERACION Y – O blog é um dos mais visitados do mundo, mas só saiu da lista dos sites censurados pelo governo cubano em 2011. Nele, Yoani escreve sobre o cotidiano na ilha dos Castros e critica o governo com doses de humor e lamentação, mas sempre com muita esperança. A blogueira já foi listada como uma das mulheres mais influentes do mundo pela Time, foi colocada como um dos “Heróis da Liberdade de Imprensa” pelo Instituto Internacional de Imprensa (na Áustria), também foi premiada pelo Centro para Estudos Políticos (na Dinamarca) e ganhou o prêmio espanhol iRedes por seu ativismo através das mídias sociais.
Assista entrevista da blogueira à TV Folha, em que ela explica o porquê o Brasil é o seu primeiro destino: Blogueira cubana elogia brasileiros que a ajudaram na obtenção de visto.