Apesar de mais magro que o habitual e aparentemente mais fraco, o escritor Ariano Suassuna voltou à rotina de suas aulas-espetáculos pelo Brasil. Ele segue fazendo fisioterapia para se recuperar do último infarto, ocorrido em agosto do ano passado, e continua escrevendo, preservando sua lucidez e suas brilhantes memória e astúcia, no alto dos seus 86 anos.
Na edição de hoje do jornal Diário de Pernambuco foi publicada uma entrevista com o escritor, que estava no apartamento de veraneio da família em Jaboatão dos Guararapes.
A motivação da entrevista foi o fato de uma participante do Big Brother Brasil ter citado Ariano Suassuna como o maior escritor da história de Pernambuco, apesar dele ser paraibano, mas a conversa rendeu outros trechos mais interessantes. Confira abaixo.
Ariano Suassuna diz que assistiu ao BBB e defende Bella Maia
Pedro Bial: Bella, o maior escritor da história de Pernambuco é…
Bella Maia: Ariano Suassuna!
Pedro Bial: Ah, que bom. Espero que ele esteja ouvindo isso…
…e estava. O escritor assistiu à edição do Big brother Brasil na qual a recifense o citou como referência. E gostou. No apartamento em Candeias, Jaboatão dos Guararapes, onde costuma veranear com a família, ele deu uma pausa na fisioterapia para conversar com o Viver sobre televisão, adaptações literárias, hábitos perdidos (devido à idade) e o livro O jumento sedutor, que ainda escreve. O dramaturgo se recupera de um infarto sofrido no ano passado. Mas nem parece. Está cheio de energia, de volta às aulas-palestras e ainda guarda um tempinho para ver TV.
O que achou da resposta de Bella Maia?
Eu fiquei muito agradecido. Foi uma delicadeza muito grande dela em relação a mim. Não sei quem é ela… Ela é pernambucana, né? Eu imagino que seja, porque se não Bial não ia perguntar a ela sobre Pernambuco, especialmente. Mais um motivo, mais um carinho que recebo do povo pernambucano. Eu sei que iam questionar. Mas eu vou fazer a defesa dela. Bial não perguntou “qual é o maior escritor pernambucano?”. Ele perguntou: “qual é o maior escritor da história de Pernambuco?”. Pode-se questionar se eu sou, mas não que ela tenha dado uma resposta errada. Porque nasci na Paraíba, mas eu pertenço à história cultural de Pernambuco também. Eu estreei na literatura em Pernambuco. Você sabe quantos anos tenho de vida? 86. Sabe quantos anos eu vivi na Paraíba? 15. Durante esses 15, fazia estágio em Pernambuco. Desde os dez anos, passo mais tempo em Pernambuco, que na Paraíba. Aqui, eu publiquei meu primeiro poema. Aos 18 anos, mais precisamente, no dia 7 de outubro de 1945. Participei do importante Teatro Popular do Nordeste, que fundei com meu querido amigo Hermilo Borba Filho, e criei o Movimento Armorial aqui. Escrevi também a minha primeira peça. Vamos tirar do assunto cultura e do assunto escritor… Se você me perguntar “quem foi o maior político pernambucano?”, vou dizer Agamenon Magalhães. Mas “qual o político mais importante da história de Pernambuco?”, vou responder que foi Miguel Arraes, apesar de ele ter nascido no Ceará.
Costuma assistir ao “Big brother Brasil”?
Normalmente, não. Assisti porque estava esperando a minissérie Amores roubados. Saí da novela que assisto regularmente, Amor à vida, e gosto. Eu quero que Aline seja castigada. Mulher ruim da peste. Sempre fui de assistir novela. Não quer dizer que goste de todas, tá certo? Quando vejo que é ruim, paro de assistir. A melhor foi Lado a lado. Achei muito bem feita. Eu prefiro novela a qualquer enlatado norte-americano. Os filmes norte-americanos que se vendem para a televisão são péssimos. As novelas são mais bem feitas.
O que acha da adaptação de “Amores roubados”?
Gosto muito do texto, dos atores. O diálogo tá bom. E não me admiro. Se não me engano, foi escrito por George Moura (roteirista), né? Quem eu conheço, gosto e admiro muito.
O que acha de adaptações literárias para televisão?
Gosto de umas, sim, outras, não. Eu devo muito à televisão por ver espetáculos que jamais veria. Outro dia, eu vi um concerto regido… Veja que coisa simpática: o regente era um judeu, o pianista era um chinês “endiabrado” e uma orquestra austríaca. Um concerto universal. Eu vi no canal chamado Arte 1. É muito bom.
Qual não o agradou?
Grande Sertões Veredas (Guimarães Rosa) perdeu a adaptação para a televisão. Perdeu muito. Eles fizeram uma coisa que não sei por que fizeram isso. Toda a história se baseia no fato de que o personagem é representado como homem, mas ele é uma mulher. Isso só se revela no fim do romance. Na televisão, eles colocaram logo no começo. Foi estragado.
Adaptação transforma a obra em outra?
Tem que transformar. É outra arte. Principalmente, como no caso de A pedra do reino, porque era romance para um espetáculo de televisão. Quando é de teatro para televisão, ainda há parentesco. Mas do romance é uma dificuldade muito grande. E ele venceu. Tudo o que coloquei no romance tava lá. Eu tive a impressão que o público, por causa do sucesso de Auto da Compadecida, esperava uma outra Compadecida…. Mas é completamente diferente. Não tem a leveza da comédia. A maior parte é dramática. Eu nunca tive romance adaptado para o teatro.
Qual a adaptação favorita de sua obra?
Não tem a de que mais gosto. Gostei muito das minhas experiências na televisão. Fui procurado pela primeira vez em 1963, mais ou menos. Vi que eles queriam que eu me adaptasse aos padrões. Recusei. Então fiquei 30 anos sem ter nada na televisão. Até que fui procurado por um extraordinario diretor, chamado Luiz Fernando Carvalho (Lavoura arcaica), e eu não tive dificuldade com ele. Ele era entusiasta da música armorial. Eu não tive que fazer concessão. Fizemos a adaptação da minha primeira peça, Uma mulher vestida de Sol. Fiz com ele A farsa da boa preguiça e, por fim, Guel Arraes fez O auto da compadecida. Teve também A pedra do reino. Gostei muito, mas acho que o público ficou absolutamente indiferente, não gostou muito. Os espetáculos são muito bonitos. Mas o grande público estranha.
Acha que a televisão mudou no quesito qualidade?
Eu acho que ela tem grandes momentos. Não gosto do que é ruim artisticamente e o que é o grosso. O que me queixo muito dos meios de comunicação de massa é porque eles procuram uma coisa, e eu, outra. Eles, lucro, audiência. Eu, não. Eu gosto de arte. E, aí, normalmente, a TV comum se nivela pelo gosto médio. E aí eu digo: o gosto médio é péssimo. Às vezes, eu digo que, entre o gosto médio e o mau gosto, a arte tem mais a ver com o mau gosto.
Você acompanha seriado americano?
Não. Não quer dizer que eu não gosto indiscriminamente, não. Existe um filme em que um autor norte-americano era apaixonado pelo México. Me identifico muito com ele. O tesouro de Sierra Madre. Vi na TV e gostei muito.
Você acompanha o cinema pernambucano?
Não acompanho. Eu não vou mais a cinema. Não tenho mais tempo, nem resistência.
Por que considera o Armorial um movimento?
É o que ele é. O movimento é organizado por um grupo de artistas e escritores, com características em comum, que se reúnem para mostrar que aquilo é um dos caminhos possíveis da arte. Foi assim com o movimento modernista.
E o Tropicalismo e o Mangue?
Eu acho pobre. Me diga uma coisa: Você já viu uma peça de teatro ou conhece um romance tropicalista? Conhece algum poeta tropicalista? Então é mais uma onda musical. Eu gostava muito de Chico (Science). Ele foi me procurar. Fiz críticas a ele. Acho o maracatu rural uma coisa linda. Acho rock uma desgraça. Eu disse a ele: gosto muito do que você tem de Chico. Mude o nome para Chico Ciência, que eu subo no palco com você. Tenho horror esse abastardamento do português pela língua inglesa. Hoje, inclusive, não se diz mais “tempo”. Diz fulano tem um time. Isso é uma coisa ridícula. País sem personalidade, meu Deus.
O que acha do brega?
Eu não tenho tempo para perder com isso. Gosto muito de Dostoiévski, Tolstói… Essas coisas, nem me pergunte. Até o nome eu tenho antipatia….
Como está a recuperação?
Está bem. A fisioterapeuta está me esperando para a gente continuar. Isso que estou fazendo aqui (a entrevista) é uma extravagância. Teve esse episódio do infarto e o aneurisma. Graças a Deus, escapei dos dois.
O senhor continua escrevendo?
Sim… mas não posso falar muito. Meu editor pediu. É o romance O jumento sedutor (escrito há mais de três décadas). Eu sou mais conhecido como dramaturgo, menos como romancista e, como poeta, sou completamente desconhecido. Nele, pela primeira vez, tô procurando fundir teatro, romance e poesia. (Por Fernanda Guerra – Diário de Pernambuco)
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Em entrevista à Folha de São Paulo no final do ano passado, Ariano falou sobre o romance “O jumento sedutor”:
[…] Primeiro eu dividi o livro grande em vários livros. Cada capítulo do livro é escrito em forma de cartas, sob certo aspecto é um romance epistolar, e toda carta termina do mesmo jeito. Porque eu digo lá que fiz um pacto com Deus, e fiz mesmo: se ele achasse que o romance tinha alguma coisa de sacrílego ou de desrespeitoso, que interrompesse pela morte –coisa com a qual desde agora eu me declaro de acordo. Meu acordo não vale nada num caso desse, mas por outro lado tem uma vantagem. É que eu dou ideia da minha conformidade e da minha resignação e tô conseguindo, com a minha megalomania, um parceiro extraordinário.
O primeiro volume são seis cartas, todas seis terminam do mesmo jeito, com as mesmas palavras.
Qual é o jeito, quais são as palavras?
[uma assessora afirma: “Não diga o que não puder dizer”] A gente tem uma tendência a responder a verdade, né? É uma tentação desgraçada. Bom, todas terminam com um verso, um martelo gabinete e um martelo agalopado [martelos são formas poéticas usadas pelos cantadores nordestinos]. O martelo gabinete é um martelo de seis versos de dez sílabas, e o martelo agalopado são dez versos de dez sílabas.
Deixa eu ver se me lembro do martelo. Diz assim: “O circo, sua estrada e o sol de fogo/ Ferido pela faca na passagem/ meu coração suspira sua dor/ entre os cardos e as pedras da pastagem./ O galope do sonho, o riso doido/ e late o cão por trás desta viagem”.
E o martelo agalopado diz: “Pois é assim: meu circo pela estrada/ Dois emblemas me servem de estandarte/ No sertão, o arraial do bacamarte/ Na cidade, a favela consagrada/ Dentro do circo há vida, onça malhada/ Ao luzir do teatro o pelo belo transforma-se num sonho, palco e prelo/ e é ao som deste canto na garganta que a cortina do circo se levanta para mostrar meu povo e seu castelo”.
Então se eu morrer o romance está terminado. E para justificar isso eu cito uns versos de Fernando Pessoa dos quais eu gosto muito. Ele fala do navegador que descia a costa da África à procura do caminho das Índias e, quando ele parava em algum lugar na costa da África, plantava um marco. Ele diz: “O esforço é grande e o homem é pequeno/ Eu, Diogo Cão, navegador, deixei/ Este padrão ao pé do areal moreno/ E para diante naveguei./ A alma é divina, a obra é imperfeita./ Este padrão sinala ao vento e aos céus/ Que, da obra ousada, é minha a parte feita:/ O por-fazer é só com Deus”.
O sr. já deu por encerrado o trabalho várias vezes, mas sempre o retomou. Os acontecimentos recentes forçaram o sr a finalmente encerrar pra valer?
Forçaram. Eu me forcei a dar o ponto. Mas repare bem: mesmo assim, só há poucos dias eu tomei a decisão definitiva. Primeiro, eu, com medo por causa do infarto, decidi que publicaria as duas primeiras cartas. Depois do infarto, já em casa, resolvi que dava para juntar mais duas, quatro. Depois mais duas, seis. O primeiro volume está concluído.
O nome do primeiro volume, “O Jumento Sedutor”, está mantido?
Está mantido. O nome geral é “A Ilumiara”.
Serão cinco volumes?
Eu acho que são sete. Mas o por-fazer é só com Deus.
Esse primeiro volume já pode ser lançado em breve?
Ainda vai depender. Eu terminei meu texto. Mas ele está grande, em folhas de tamanho ofício. Precisa ser reduzido para o tamanho do livro. As ilustrações eu fiz, já estão prontas. Tem muita ilustração baseada em pintura rupestre. Porque eu quero pegar a cultura brasileira desde o começo mesmo, mostrar que isso aqui não envelhece não. Uma obra de arte está feita para ser reinterpretada, revista, revisada. E também me baseei muito em desenhos barrocos.
Os outros volumes vão todos seguir a forma epistolar?
Vão.
Confira a entrevista completa: Em entrevista exclusiva, Ariano Suassuna diz que fez ‘pacto com Deus’ para terminar livro